Mato Grosso, Domingo, 05 de Maio de 2024     
Novo Portal
<b>Unemat anuncia abertura de curso de mestrado em Ciências Ambientais pioneiro no Estado</b>
O mestrado é voltado para profissionais que tenham envolvimento em gestão e educação ambiental
<b>Unemat anuncia abertura de curso de mestrado em Ciências Ambientais pioneiro no Estado</b>
21/09/2005 09:37:10
por Coordenadoria de Comunicação Social
Este será o primeiro mestrado a ser ofertado pela Instituição
Este será o primeiro mestrado a ser ofertado pela Instituição

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) abre curso de pós-graduação strito sensu em Ciências Ambientais, pioneiro no Estado. O programa de mestrado regular, já aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), terá início no próximo ano, ofertando 15 vagas para a comunidade. Os créditos serão cumpridos em Cáceres.

A área de concentração é voltada para “Meio Ambiente e Sustentabilidade”, com linhas de pesquisa em Gestão e Educação ambientais. O objetivo é formar profissionais de diferentes campos para a preservação, educação ambiental e sustentabilidade.

Com duração de 24 meses, o curso terá estrutura multidisciplinar construído por docentes das áreas de Ciências Biológicas, Agronomia, Zootecnia, Engenharia Florestal, Ciências Sociais, Geografia, História e Legislação Ambiental. A meta é tornar o programa ainda mais abrangente, envolvendo Ciências Contábeis, Administração e Turismo, já que tem objeto de pesquisa muito amplo.

O curso é coordenado pela Professora Dr Carolina Joana da Silva, por meio do Instituto de Ciências Naturais e Tecnológicas (ICNT) com a participação de professores doutores dos diversos campi da Unemat, dentre eles: Sinop, Pontes Lacerda, Tangará da Serra, Nova Xavantina, Alta Floresta, Alto Araguaia, Cáceres, além da colaboração de professores da UFMT e Unic.

Laudemir Zart, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, enfatiza que a aprovação do curso de mestrado que será ofertado pela Unemat representa a continuidade do processo de construção de ciência e tecnologia e ainda um crescimento importante na área de pós-graduação com a oferta do curso strito sensu.

“A Unemat reafirma sua vocação e tendência na área ambiental. A Universidade tem história forte de pesquisa nessa área, além de trabalhar geograficamente numa região privilegiada”, afirma Antônio Francisco Malheiros, Diretor do ICNT. A Unemat é a única Universidade do Estado a atuar nos 3 biomas: floresta amazônica, cerrado e pantanal. Essas condições ecológicas ímpares demandam uma abordagem integrada de ações, que contemplem a biodiversidade e a cultura locais.

O mestrado em Ciências Ambientais visa o fortalecimento da pesquisa e capacitação de recursos humanos para a atuação sustentada em bases eficientes de gestão e educação ambiental. Os resultados podem facilitar a avaliação, desenhos e inserção de cenários futuros de desenvolvimento com a participação, envolvimento de todos os grupos sociais em prol de políticas públicas que beneficiem quem vive na região.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24682 | Impressões: 139514
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada